Os transgénicos ou OGM (organismos geneticamente modificados) são organismos a que foram adicionados genes de outras espécies, com o intuito de adquirirem uma nova característica – resistirem a pragas de insectos, uma vez que esse gene produz uma substância tóxica para os predadores das plantas. Além de ficarem mais resistentes, essas plantas adquirem uma maior possibilidade de conservação.
A comunidade científica não tem uma posição uniforme em relação ao tema. Uns defendem os transgénicos. Outros condenam. Existem aqueles que defendem os transgénicos, dizendo que os avanços científicos implicam riscos. Acrescentam que o valor nutricional dos alimentos pode ser melhorado e dizem também que os transgénicos podem resolver a questão alimentar dos países menos desenvolvidos, por permitirem uma maior produtividade
Depois, temos aqueles que estão contra os transgénicos, apontando-lhes muitos inconvenientes. Um deles é a inexistência de estudos que mostrem os seus efeitos nos seres humanos. A contaminação dos solos é outra das preocupações. Experiências demonstram que a toxina Bt do milho geneticamente modificado passa para o solo, onde permanece durante anos. A biodiversidade está também em causa, garantem os ambientalistas. Os genes da planta geneticamente modificada matam os insectos que a comem. Mas há experiências que mostram que joaninhas, que comeram insectos, que comeram transgénicos, também morreram.
Pelas razões apresentadas está visto que os transgénicos ainda vão dar muito que falar.
Autor: Carlos Gonçalves
Baseado em: (http://www.comciencia.br)
0 Comments:
Post a Comment
<< Home