Monday, January 30, 2006

Guaraná clonado
"Natural da Amazônia, e cultivado quase que exclusivamente no Brasil, o guaranazeiro é um cipó que se enrosca no tronco das grandes árvores e sobe muito, podendo atingir até 10m.
Com os clones, a cultura ganha em produtividade. Cada planta poderá atingir a produção de 1,5 quilo contra os 200 gramas atuais. Segundo André Atroch, a estratégia é pôr no mercado novas opções aos produtores, para que eles escolham a mais indicada. Além de serem resistentes à antracnose, a principal vantagem dos clones é a alta produtividade: mais de 1,5 quilo de sementes por planta, ante a média de 200 gramas por planta. Três dos clones apresentam ramos curtos, o que permite obter maior densidade de plantas por hectare. "Os dez clones, somados aos dois lançados no ano passado, garantirão a diversidade genética da cultura no Amazonas, impedindo o avanço da antracnose, que causa perdas totais", avalia Atroch.
Outra vantagem dos clones é de serem imunes à praga antracnose, causada pelo fungo Colletrotrichum guaranicola, que pode resultar na perda total da produção. Os clones também apresentam precocidade para o plantio, em média dois anos contra quatro das plantas tradicionais.
As principais vantagens destes novos clones, obtidos pelo método de estaquia (reprodução sexuada), são: o tempo de formação da muda clonada é de 7 meses, enquanto que, a muda tradicional, por semente, demora 12 meses para ficar pronta e ir ao campo, os clones possuem precocidade para o início da produção, em média, de 2 anos, contra 4 anos das plantas tradicionais; a produção comercial estabiliza-se após 3 anos do plantio no caso dos clones, e em 5 anos nas plantas tradicionais e a sobrevivência dos clones no campo, após um ano do plantio, supera 90% e, nas plantas provenientes de sementes, geralmente está abaixo de 80%."

cfr: (http:///inventabrasilnet.t5.com.br/guarana.htm)


0 Comments:

Post a Comment

<< Home