Sunday, March 05, 2006

Ácido Linoléico Conjugado
O ácido linoleico conjugado (CLA) é formado no rúmen, como um primeiro intermediário da biohidrogenação do ácido linoléico, pela enzima ácido linoléico isomerase, proveniente da bactéria anaeróbica ruminal Butyrivibrio fibrisolvens. No entanto, essa enzima pode não ser originada exclusivamente dessa bactéria ruminal, uma vez que o CLA tem sido encontrado em animais não ruminantes como o porco, a galinha, o peru e o peixe.
O CLA está, usualmente, entre os compostos anticarcinogênicos que atuam reduzindo a incidência de tumor em modelos animais e a inibição de células cancerígenas de melanoma, cólon, próstata, pulmão, ovário e tecido mamário.
Este composto existe no leite de vaca e a sua concentração aumenta dependendo da alimentação dos animais, por isso novas rações foram desenvolvidas tendo em vista o aumento desta substância.
Mas a industria farmaceutica, sabendo deste novo composto, com provas dadas no combate contra vários tipos de cancro, passou a comercializar em larga escala o CLA na sua forma sintetizada.
Este é mais um dos exemplos do que os estudos feitos na área da biotecnologia podem fazer na melhoria do tratamento de doenças, neste caso o cancro.
Autor: Carlos Gonçalves

0 Comments:

Post a Comment

<< Home