Tuesday, February 28, 2006

Anticorpos Monoclonais

Os anticorpos monoclonais são produzidos por fusão de células produtoras de anticorpos e células tumorais de mieloma para um antigénio-alvo específico na superfície (epitopos) das células tumorais.
Têm como vantagens: serem produzidas por clones híbridos derivados de células progenitoras, sendo por isso homogêneos; o método, mediante o qual os hibridomas são produzidos e selecionados, pode ser controlado para se obter especificidade, afinidade e funções efetoras desejadas nos anticorpos, e ainda os hibridomas têm enorme reprodutibilidade.
Os mais utilizados são o Trastuzumab, para o tratamento da neoplasia da mama metastizada e o Rituximab indicado para o Linfoma não Hodgkin de células B de tipo folicular no estádio III-IV, resistente à QT ou recidivante.
As células monoclonais secretoras dos anticorpos são criopreservadas em nitrogênio líquido a –196°C. O fluido extraído das ascites, bem como o sobrenadante celular, são acondicionados em freezer de ultra-baixa temperatura a –70°C. A validade é indeterminada, desde que sejam obedecidos os critérios acima referidos.
Autor: Carlos Gonçalves

0 Comments:

Post a Comment

<< Home